quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sacrifício vivo e racional

Romanos
Capítulo 12; versículos 1-3

No texto, existem, por parte do apóstolo Paulo, três situações que valem a pena refletir:
A primeira situação é a preocupação dele com os cristãos romanos, que, do ponto de vista dele, estavam cultuando ao Senhor sem compromisso, achando que sacrificando animais ou a si mesmo, era o suficiente para agradar a Deus.
Então o apóstolo Paulo faz um pedido veemente: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável que é o vosso culto racional. Deus quer que o sirvamos de maneira inteligente, tendo consciência do que fazemos, qual o motivo e para quem o fazemos.
A segunda situação que encontramos no texto é uma ordem do apóstolo Paulo. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.
É muito fácil acompanhar o curso deste mundo, fazer o que as pessoas querem, o que a mídia ensina, o que a moda manda, difícil é ter personalidade para andar na contra mão deste século e assumir o ônus dessa transformação.
A transformação aqui proposta (não mera metamorfose, pois metamorfose é só mudança de forma) é bem mais abrangente, é metanóia, mudança de mente, mudança de entendimento e isso é difícil, você viveu uma vida pensando uma coisa e, de repente, descobre que estava errado, tem que mudar. Esta é a proposta.
Imagine, alguém que viveu no “mundão”, dono do próprio nariz, fazendo o que bem queria e um dia ouve falar de Jesus e entende que tudo que fazia antes estava errado, mas era gostoso, satisfazia a carne. Como mudar? Logo se pensa: o que as pessoas vão dizer? E meus amigos, o que eles vão falar de mim? As garotas ou os rapazes, o que vão pensar? A proposta sugerida não é mudança de forma, não é mudar o modo de vestir, nem de andar, nem mesmo de falar, e sim é modo de pensar, agora que se conhece Jesus, tem que pensar diferente de quando você estava no "mundo".
A terceira e ultima situação que temos aqui é a recompensa que haveremos de herdar. Aí sim experimentaremos, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Para isso precisamos mudar o nosso modo de cultuar a Deus e o nosso modo de pensar a respeito d’Ele.

Que Deus nos abençoe.

Por Ananias Daébs

Nenhum comentário:

Postar um comentário